quarta-feira, setembro 19, 2007

(o testamento!) Era uma vez em Barcelona...

... seis gajas que foram lá passar o fim de semana! Era o aniversário duma delas, e que melhor maneira de se comemorar o passar dos anos, senão ir esquecê-los numa qualquer cidade europeia? A escolha foi feira pela vueling, e pelos 50 euros por ida e volta com taxas que nos levaram lá! E estadia?? Passamos pelo www.hostelbookers.com e procura-se qualquer coisa relativamente barata, mas não demasiado, para não irmos parar debaixo da ponte! BCN Loft: um loft para seis pessoas, perto das ramblas, com cozinha, zona de dormir e zona de estar... soa mesmo bem! 'Bora lá people, o fim semana tá garantido!

Saídas de Lisboa às dez da manhã, chegadas a Barcelona à uma, seguimos direitas ao escritório do BCN Loft, ansiosas por aterrar no "nosso" apartamento. Não fosse pelo nome no bilhete do avião, não diriamos que estávamos em Barça; quem nos recebe tem tudo menos cara de espanhol (inglês, polaca e inglês). "Contrato e pagamento a efectuar já. Não, não pode ser feito no loft, tem de ser feito já." Recibo, nem vê-lo. Mas tamos de fim de semana, para descontrair, passear e divertir, não vamos ser picuínhas, confiemos em nuestros hermanos!!

Um passeio de dez minutos pelas ramblas e chegamos ao número 64 das mesmas. "É aqui?? Nas Ramblas?? Lindo!!!" Entramos pela porta de ferro pesado e vidro fosco, num prédio de 5 andares bem antigo. Limpeza? Não, obrigado. "Não sejam assim, o prédio é antigo, é normal estar encardido!"
Passamos a porta do 1º andar, com código de segurança, que bem!, entramos no lounge... espectáculo! Velhote, sim, mas com classe, bem decorado! "E estas pessoas, quem são?" "Ah, são membros do staff, nós utilizamos este lounge para trabalhar; e também trazemos os outros hóspedes do hostel para cá hang out ou usar a net ou ver tv." Hummmm....
"E por este corredor vamos para o quarto; aqui à nossa esquerda é uma casa de banho sem chuveiro e à direita um pequeno quarto onde um casal está a ficar, mas são muito boas pessoas, e só vêm cá mesmo para dormir! Aqui agora é a cozinha, onde estão os vossos beliches e ali ao fundo a casa de banho com chuveiro." Perdão?? Os nossos beliches estão na cozinha...? Caricato... ou não! "E de quem é esta comida no forno?" "É ali do rapaz, a cozinha é de utilização comum, assim como a casa de banho!" "Aahhhh.... mas o quarto/cozinha não é só para nós?" "Aahhh, pois... não. Estão contentes com as instalações?" "Pois, digamos que não estávamos à espera disto..." "Ok, so enjoy your stay!" E foi-se.

Respirem fundo. Take it easy... só cá tamos nós, aquele pessoal do staff desaparece quando acabar o expediente e nós durante o dia não estamos cá... E o outro casal também... Tudo vai correr bem! Além de que já pagámos...
"AAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!" "QUE FOI????" "QUE BICHO É ESTE????" "uma baratinha... crrccchhhh, já morreu!" "Olha OUTRA!!" "Aqui também!!" Bem... temos animais de estimação em casa! Nada que uma lata de insecticida não resolva, tenham calma!

(Pequeno aparte: SEIS gajAs a dormir numa cozinha comum infestada de baratas...)

Trocámos rapidamente de roupa, "encacifámos" o que de mais precioso as nossas roupas poderiam ter, e pisgámos-nos pra rua! Aaahhhhh.... Barcelona.... Até quase nos esquecemos do "cafofo" que tínhamos por casa. "Cafofo?? Aquilo de fofo não tem nada, é mas é um cafIfo!"

Barcelona continua linda, cheia de gente, coisas e sítios para ver, "obras perfeitas... inacabadas" (como alguém me disse). Passeios até os pés não mais permitirem e os olhos não conseguirem mais ver.

Depois de uma passagem no supermercado local, vamos para o cafifo aproveitar a cozinha para não gastar muito dinheiro a comer fora. Tudo tem o seu lado positivo! Menos o frigorífico, cujos lados interiores não funcionam e ainda têm os adorados bichos de estimação a utilizá-lo como sala de estar... Mentes práticas compraram baraticida e lixívia, que alívio!
Um banho relaxante no minúsculo chuveiro e estamos prontas para outra... mas cuidado com as criaturinhas a passear na casa de banho!! AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Um jantar relâmpago e já estamos na rua outra vez... mais que não seja porque não convém morrer intoxicadas com o baraticida, que uma lata por cada utilização é dose pra cavalo, mas não há-de sobrar uma para contar a história!
Mas não é que estes bichos têm fama de resistir a um ataque nuclear por algum motivo?? No retorno a casa, os indesejados hóspedes não humanos ainda têm sopro de vida, na casa de banho... DAAAMMMNNNN, esquecemo-nos de pulverizar o WC!!!

E agora tentem lá dormir sabendo que a qualquer momento um animalzinho daqueles decide vir fazer-vos companhia nos lençóis?? Só a extrema vontade de aliviar a bexiga consegue mover-nos a arriscar ir à casa de banho a meio da noite, mas lá chegando, o chão mais parece um acampamento cigano em tempo de festa... "Isto é um pesadelo, fecha os olhos, tás a sonhar, esquece-te que tás descalça porque não achavas os chinelos"!!!
E de manhã bem cedo, como convém a qualquer pessoa que esteja de passeio, levantam-se os outros do quarto ao lado e tentam abrir a porta do nosso quarto, perdão, cozinha, porque obviamente que querem tomar banho (o duche fica a seguir à cozinha, perdão, quarto, remember?) ... aaaaahhhh, mas é que nem pensem!!! Azarinho, venham durante o dia quando não estivermos cá!

Poupo-vos à invejinha dos nossos percursos barcelonenses, que esses não trazem peripécias e valem a pena sendo feitos por nós mesmos... A não ser que mereça a pena contar que por pouco não nos roubaram a mala... hoje.

E à noite, de volta ao cafifo, estiradas umas no lounge e outras a cozinhar, eis que entra um membro do staff com uma inglesinha. "Olha, ele tá a por as coisas no sofá-cama que em que tu estás a dormir, no nosso quarto, perdão, cozinha" "Não..." "Sim..." "Não pode..." "Pode sim!" "Olhe, desculpe, mas vai ficar aqui?" "Sim, esta rapariga e uma amiga vão dormir convosco aqui, elas são excelente pessoas, acabaram de chegar agora." "Mas aqui dormimos nós..." "Mas reservaram quarto privado?" "SIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMM!" Ainda não tinham percebido essa parte... Passei-me para um dos beliches e deixei-o levar o sofá-cama para o lounge. A rapariga e a amiga também tinham reservado quarto privado... e pagaram. Afinal não são só as portuguesinhas que se deixam ludibriar!
Claro que aproveitei para lhe fazer o rol das queixas todas, mas ele não teve pena alguma. Ele e os outros que "gerem" o hostel usam as camas vagas dos lofts para não terem de alugar um quarto em Barcelona; estão habituados. E sim, também os recebemos no sofá do nosso loft numa das noites...

Ainda nem uma hora tinha passado e mais um casal aterra no loft... estes húngaros pagaram o quarto privado e vão dormir no sofá da sala... A empatia entre todos os enganados foi geral, o convívio óptimo, e assim provamos que só se deixa enganar quem age de boa fé e coração. Éramos todos boas pessoas... parvos e ingénuos, mas boas pessoas!!

Na última noite ainda conhecemos um aluno americano que andava a saltar de loft em loft porque o seu "quarto privado" resumia-se aos sofás que estavam livres, tendo de os vagar quando os hóspedes não toleravam mais a situação. E um grupo de seis australianos no loft homólogo ao nosso... homólogo nas baratas, na falta de condições e no engano em que foram levados!!

Livro de reclamações??? "What is that?" "Don't worry, a nossa reclamação fica cá e vai também pra Direcção Geral de Turismo, assinem aí em como a receberam, e até nunca mais!"

Ora bem... finish??? Naaaa.... a mala de uma de nós foi roubada enquanto tomavamos café, um verdadeiro profissional porque ninguém viu nem sentiu nada, apenas demos pela sua falta... Vamos a correr procurar os "mossos d'esquadra", cuja ajuda foi nenhuma, e enquanto umas iam tentar achar a esquadra, eu e outra arregaçamos as mangas e fomos vasculhar baldes do lixo em pleno bairro gótico! Valham-me todos os santinhos milagreiros, que acreditar não acredito, mas lá que eles existem existem, porque achei a mala ao fim de 3 quarteirões... pppppppppuuuuuuuuuuuuffffffffffffffffffff, gamaram o telefone, dinheiro, os óculos e os cartões, mas os documentos ficaram todos, vamos pegar nas malas e fugir para o aeroporto, "there's no place like home, there's no place like home", batam com os calcanhares e ao final do dia estamos de volta a terras lusas.... hhhhhhhhhhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....

2 horas e meia em auto-estrada, um médio fundido, um carro com chiliques, outro sem bateria, mas tamos todas de volta às nossas casinhas às 2 da manhã... there's no place like home!!


P.S.: parece que as peripécias despertam-me a inspiração literária!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Ahaha!!! Lindo! Um fds inesquecível.
Ps: Não sabia que escrevias com esta qualidade...

perdigota disse...

Esqueceste-te da dor nas costas! Esqueceste-te da dor nas costas!!!

Little Tomato disse...

aahhh, mas essa é outra crónica, q vou começar a preparar, a saga das saídas de campo!
Mas sim, isto tudo e ainda andava eu com um traumatismo nas costas, lesão ocorrida numa saída de campo...uma dor aguda nas costas que mais parecia uma faca lá enterrada!!!

Ana disse...

LOLOLOLOL, a CATA tá de volta!!! BS, se não sabias que ela assim escrevia é porque não andas por cá há muito tempo ;-p.

Aaaaaah, cati, o que eu me riiiiii! Não bastou a dor de abdominais com que fiquei quando mo contaste ao vivo, ainda tinhas de atirar com uma dor de rabo, porque caí da cadeira de tanto rir com este testamento!!!!

Desculpa lá, mas vou ter de mandar uns quantos leitores vir ver isto...

Teté disse...

Então pronto, a Vanadis mandou, lá vim aqui espreitar. Isso parece uma daquelas comédias americanas meio surrealistas, que ninguém percebe bem o que está a acontecer.

Mas também me fartei de rir (vá, que não caí da cadeira)!

Jinhos, suas, suas... aventureiras, ah, ah, ah!

Nuno Martins disse...

Mas que belo aniversário... recordações não vos faltam.eheh
Grande aventura com histórias para recordarem para sempre, de todos estes hilariantes episódios o que eu mais gostei foi "fomos vasculhar baldes do lixo em pleno bairro gótico! ...achei a mala ao fim de 3 quarteirões"!!
Afinal já existem mulheres do lixo!!!eheh

bjokas e continua a relatar essas viagens alucinantes

Nuno Martins "o Dragão"

Matchbox32 disse...

Ainda queres ir a Milão? Não contes comigo! Lol!

Anónimo disse...

AMEI!!!
Pagava-te a próxima viagem só para depois ler-te assim outra vez!!